Técnicas de tatuagem

Técnicas de tatuagem

Todas as técnicas de tatuagem têm uma coisa em comum: a pele é perfurada por objetos pontiagudos e um corante é introduzido. É importante corrigir a profundidade do ponto. Demasiado superficial – cor poderá sair durante a renovação da pele. Muito baixo – trata-se de blowout (quando a linha alastra devido à perfuração em demasia)

Que técnicas existem? 

Poderá optar pelo método mais utilizado hoje em dia, em que a tatuagem é feita através de uma máquina elétrica. Mas ainda são usados métodos primitivos, em que a tatuagem é feita sem máquina e o tatuador utiliza uma agulha e vai ‘picando’ a pele manualmente.

Porque é que alguns tatuadores tatuam com máquina e outros manualmente?

No mundo ocidental, as tatuagens geralmente são feitas com máquina de tatuagem. Com o auxílio de duas bobinas, um campo electromagnético é gerado, o qual pode fazer com que a agulha penetre 800-3000 vezes por minuto na pele. Desta forma, permite ao tatuador trabalhar com rapidez e precisão. 
Na Ásia, muitas tatuagens ainda são feitas tradicionalmente à mão. Estas agulhas estão ligadas à ponta de longas varas de bambu. Esta técnica proporciona uma exigência e precisão do tatuador.

Qual o método menos doloroso?

Mais uma vez as opiniões diferem, uma vez que pessoas que tiveram oportunidade de usar a técnica tradicional, acreditam que suportam melhor a dor e cicatriza mais rapidamente. No entanto, as tatuagens feitas por estes métodos geralmente levam muito mais tempo a serem feitas, logo, apesar de ser menos doloroso, o facto de ser um processo muito mais demorado, poderá ser menos suportavel de aguentar.

tattoo techniques